sábado, 10 de agosto de 2013

Resenha: Anna e o Beijo Francês (Stephanie Perkins)


Título Original: Anna And The French Kiss
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
ISBN: 9788563219329
Sinopse: Anna Oliphant não está nada entusiasmada com a ideia de se mudar para Paris, já que seu pai, um famoso escritor norte-americano, decidiu enviá-la para um colégio interno na Cidade Luz. Anna prefere ficar em Atlanta, onde tem um bom emprego, uma melhor amiga fiel e um namoro prestes a acontecer. Mas, ao chegar a Paris, Anna conhece Étienne St. Clair, um rapaz inteligente, charmoso e bonito. Só que Etiénne, além de tudo, tem uma namorada... Anna e Etiénne se aproximam e as coisas ficam mais complicadas. Será que um ano inteiro de desencontros em Paris terminará com o esperado beijo francês? Ou certas coisas simplesmente não estão destinadas a acontecer? 


Vamos ao assunto: Anna e o beijo Francês, de Stephanie Perkins. Sim, tenho 25 anos, e ainda leio esses romances adolescente. Por que? Simples, adoro! Leio George Orwell, Jostein Gaarder, Bernard Cornwell, mas também leio Meg Cabot, Sophie Kinsella, e Mauricio Souza (sim, vez ou outra leio "Turma da Mônica Jovem). Não vou mentir e citar apenas livros adultos, modernos. Qual seria o objetivo de fazer um blog e mentir? Me sentir mais inteligente? Não obrigada. Prefiro ler sem culpa e assumir. Já vou dizendo, não sei filtrar spoilers, nem na vida real - meus amigos que o digam -, e muito menos por aqui. Se não gosta de saber o que acontece, não leia.

Quando li a sinopse e olhei o nome do livro, hesitei. Meio infantil e bobo, até mesmo para mim. Mas como não resisto a uma promoção de livros, resolvi arriscar e gastar meus R$ 8,80 nele. E para o preço ele foi bem satisfatório. A história é um verdadeiro clichê, a personagem principal - Anna - nem é tão 'legal' assim, e o mocinho é um porre. Resumindo sem compromisso: Anna é uma estudante americana que é mandada à um internato em Paris pelo pai, um escritor melodramático - e como a autora mesmo diz, meio voltado para o piegas e clichês (achei meio que uma irônia, pois o livro é totalmente piegas e clichê) - que é divorciado da mãe, e tem um irmão de 7 anos. Ok. Nesse internato ela conhece quatro novos amigos, e um deles é um lindo, porém baixo garoto, que tem sotaque britânico e uma namorada que quase não aparece no livro. Anna e o garoto - que tem um nome estranho (Étienne St. Clair) ficam na putaria - só que não - e depois de enrolar vários capítulos, no final se declaram um para o outro. Gente, deixa de choradeira, nem foi um spoiler. Todo mundo sabe que nesses livros adolescentes água com açúcar o mocinho e a mocinha ficam juntos. Nem vou citar os dramas que acontecem dentro do livro porque são bobos demais. 

Vocês devem estar se perguntando, se depois de ler essa mini-resenha super desencorajadora, você deve mesmo ler esse livro, e falo: deve. Se você gosta de romance, esse livro não irá te decepcionar. É bem escrito, e a autora tenta dar um ar meio cult ao citar alguns filmes clássicos bem legais. É daqueles livros para se ler em uma tarde, de escrita fluída e despretensiosa, você se sentirá entretida. Eu me senti. Comecei a ler esperando por isso, e não me decepcionei. Ainda mais, que o livro que li anteriormente foi "Para Sempre". Esse livro sim me decepcionou. A história é triste, romântica, mas sei lá, é apenas um relato de uma história triste e romântica. Esperava que tivessem transformado isso em um romance, teria sido bem mais interessante. 

Ps.: A foto não fui eu que tirei por um simples motivo, meu exemplar foi trocado no skoob. Gostei do livro, mas nem tanto, não me apeguei a ele. Eu não tinha colocado á para troca, mas uma pessoa com um livro que eu queria muito pediu pra trocar, então não pensei duas vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário