terça-feira, 11 de março de 2014

[Dicas] Com que estante eu vou?

Poste inspirado nas dúvidas que passei a ver nos grupos de literatura que participo.
O amor pelos livros começa. Você passa a comprar alguns só para chamar de seu, e quando você menos espera, você já tem uns 50 queridos livros e não tem mais espaço para ele naquele cantinho especial da escrivaninha/criado/guarda-roupa ou qualquer outro lugar que você coloca seus livros sem compromisso. 
Se você participa de algum grupo de literatura no facebook ou acompanha blogs e vlogs de livros e fica meio assim invejando aquela estante ou prateleira das outras pessoas. Mas a inveja é branca, e tudo que você quer é um lugarzinho especial para chamar de seu, na verdade, dos seus livros.
Aí vem aquela dúvida? Na infinita, ou nem tanto, variedade de opções, qual é a melhor para mim? O que vai ficar legal no meu quarto? O que cabe no meu bolso?
A opção dessa blogueira que lhes escreve foi prateleiras. Por uma questão de espaço. Vou contar rapidinho como fiz essa decisão. Ganhei um novo quarto, maior que o meu antigo, novinho em folha em que eu poderia fazer o que quisesse. Meu quarto só tinha um probleminha, por ser grande, foi decidido que teriam duas janelas isso mata duas paredes. Meu guarda roupa é daqueles de casal, ou seja, menos uma parede. E por mais que reste bastante espaço no meio, não fica nada legal colocar as estantes lá, não é? Além das estantes para os livros queria também uma mesa de bom tamanho. Preciso desse study/workplace. Ficou decidido então que o melhor seria ter prateleiras. Para ficar mais barato, eu e meu pai resolvemos tomar como nosso o empreendimento, e colocar a mão na massa. Compramos a madeira. Atualmente são seis madeiras 3 de 1,5mx30cm e 3 de 1mx30cm em três andares de prateleiras e uma madeira 1,5mx60 para a escrivaninha. Os suportes conseguimos no material de construção no bairro. No total, gastei menos de 250 reais para que tudo ficasse pronto (obs.: não foi usado mão francesa para a escrivaninha, foi chumbado um cano especial na parede para aguentar o peso - mas esse cano também é vendido no material de construção). Eis o resultado:

Opção 1: Prateleiras
*Prós: baixo custo, para locais com pouco espaço.
*Contras: pessoalmente acho estantes mais bonitas. Por serem mais abertas, as prateleiras acumulam mais poeira nos livros.

Opção 2: Estante "normal"
*Prós: São bonitas, cabem bastante livros. Há aquelas de madeira, que variam de 180 a 1000 reais, geralmente, e aquelas de ferro que custam por volta de 100 reais (antes de optar por essas, pesquise o tanto de peso que ela aguenta)
*Contra: Demanda espaço. As mais bonitas e de design tem um precinho meio salgado.

Opção 3: Estante com porta de vidro
*Prós: São lindas, conservam bem os livros e não deixam os livros ficarem tão cheios de poeira.
*Contras: são caríssimas. Não vi por menos de 600 reais - uma de tamanho normal.


Opção 4: Nichos
*Prós: São lindos, economia de espaço, não são caros e dão um ar bem legal ao ambiente.
*Contras: Cabem poucos livros em cada nicho. Se tiver muitos, pode ser um empreendimento caro.


Opção 5: Estante de caixotes de feira
*Prós: Solução criativa, bonita e barata. As caixas podem ser conseguidas até de graça na feira (a da foto é de uma amiga minha, que pegou "de grátis" no ceasa daqui do ES), uma lata de tinta e muita criatividade e eis sua estante.
*Contras: não combina com  todos os estilos de quarto. E se você tiver muitos livros, vai precisar de várias, mas várias caixas. Demanda um bom espaço também.

Opção 6: Prateleiras invisíveis
*Prós: Baratas, dão um ar cool ao ambiente. Economizam espaço também.
*Contras: Tenho pena do primeiro livro que terá de ser sacrificado na causa. E suportam poucos livros por "prateleira".

Gente é isso aí espero que tenham gostado das dicas. Há mais uma infinidade de estantes a serem consideradas, mas espero ter abarcado pelo menos as opções mais comuns. Há aquelas coisas lindas que vemos por aí, to falando daquelas estantes de design que quase nunca são acessíveis no bolso e no mercado, falando em público geral. Espero que tenha esclarecido algumas dúvidas, e se tiverem perguntas ou algo para acrescentar, é só comentar.

Algumas lojas confiáveis que vendem estantes pela internet. 

http://submarino.com.br/
http://americanas.com.br/
http://extra.com.br/
www.casasbahia.com.br
http://insinuante.com.br/

Ps1.: se tiver um marceneiro de confiança, vá lá e converse, talvez saia mais em conta e do jeitinho que você sonha.
Ps2: as fotos não são minhas, só a da prateleira. Peguei todas pela internet.

7 comentários:

  1. ando querendo uma estante, e uma de madeira ou de ferro estaria ótima pra mim. Mas confesso que amei as idéias de prateleiras e dos caixotes de feira :D
    seguindo aqui. bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho um charme os caixotes, ainda mais quando os fazem coloridos... to pensando em fazer isso para colocar minha coleção de dvds... se fizer mesmo venho aqui postar o resultado.
      To indo visitar seu blog.

      Excluir
  2. U-a-u! Na primeira foto são as suas prateleiras? Se sim, que trabalho incrível o seu do seu pai :O Ficou lindo!! Eu não tenho muito talento para isso kkkk
    No meu quarto o espaço, infelizmente, é escasso. Eu gostaria de manter meus livros todos juntinhos, mas precisei dividir eles em dois cantinhos. Foi uma decisão difícil, mas funcionou rs

    Ah, te indiquei para a TAG "conhecendo o blogueiro" e espero que possa participar. Confere lá no blog!! Beijo grande.

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante do post e por sinal, tô precisando de uma (meu guarda-roupa já não cabe mais), mas estou vendo qual irei comprar :c Mesmo assim me ajudou bastante.
    Abraço.
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estou precisando urgentemente organizar meu cantinho para por meus livros. Meu guarda-roupa não cabe mais nada e estou bem tentada a comprar a opção 2 aqui do post. Outra opção também são as prateleiras devido ao espaço...
    Queria muito montar minha estante com caixotes, acho lindo, mas o grande problema com eles é o pouco espaço que tenho :(
    Adorei o post!

    Beijokas,
    http://minhacontracapa.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho duas estantes de madeira daquelas baratinhas do submarino mesmo e o restante eu coloco em um móvel da sala.
    Se eu ainda morasse na minha antiga casa, no meu antigo Estado eu pediria meu avó para criar uma estante sob medida, ele tem uma pequena fábrica de móveis. Acho lindo aquelas estantes que ocupam uma parede inteira. Mas claro, tem que ter dinheiro e espaço. hahaha

    Beijos,
    Lendo & Esmaltando

    ResponderExcluir
  6. estantes de aço!

    duram para sempre.

    abs

    https://acervost.blogspot.com/search?q=estantes

    ResponderExcluir