quarta-feira, 13 de agosto de 2014

[Resenha] Garota Exemplar, da Gillian Flynn


Essa imagem de Gone Girl é estranhamente mórbida, mas foi ela que me fez interessar pelo filme, e consequentemente, pelo livro. Ok, já tinha ouvido falar do livro antes de rolar os boatos do filme, mas saber que a versão cinematográfica vinha por aí foi o empurrão que faltava para comprar e ler A Garota Exemplar, ASAP. Gosto desse estilo, um suspense inteligente, meio bizarro, doentio... é um absurdo cativante. Mas agora vamos ao livro...


Há muito tempo não lia um livro que me intrigava tanto. Sério. Garota Exemplar é daqueles livros que mexe com você, que faz você mudar de opinião tantas vezes, que ou você acaba perdoando todo mundo, ou você odeia à todos. Sabe aquela ideia maniqueísta de bem e mal? Esqueça. Aqui lhe damos com seres humanos que erram, e em alguns casos, erram muito. Há um certo nível de psicopatia, dependência doentia... É um thriller policial, psicológico.

Nunca havia lido nada da Gillian Flynn, mas essa minha primeira experiência a autora foi bem positiva. Ela escreve bem, sua história tem coerência do começo ao fim. Seus personagens são construídos brilhantemente. A leitura flui que é uma beleza, te prende, te instiga, te amedronta - não porque tenha cenas de terror, mas com a inteligência macabra do ser humano. Há quem diga que o final decepcionou, mas sério, como esperar algo diferente de personagens com traços psicológicos tão doentios?

A história é dividida em três "fases", e cada uma me fez mudar de opinião com relação ao que eu entendia da história e o que esperava. A complexidade da construção do livro me impediu de me ligar emocionalmente com os personagens, mas assim pude apreciar com olhos nada tendenciosos a narrativa por inteiro.

Especialmente nessa história, me limitei mais em falar sobre as minhas emoções e reações que falar sobre o sobre o enredo, sobre as pessoas. Acho que ir às escuras e sentir cada clímax, cada mudança é mais gostoso, mais prazeroso. Spoilers, por menores que forem, irão estragam a melhor parte dessa obra. Vá ler esse livro apenas sabendo que é bem escrito, bem construído, bem coerente e instigante. Te garanto que a leitura não irá te decepcionar.


Ficha Técnica:
Nome Original: Gone Girl
Autora: Gillian Flynn
ISBN: 9788580572902
Páginas: 448
Editora: Intrínseca. 

  


2 comentários:

  1. Oláááá!
    AAAAAAAAH INVEJA MIL SHAAAAAAAAA! quero muuito ler esse livro! me deram em uma resenha por ai um mini spoiler, que eu estou esquecendo o que é. então ainda vou esperar mais um pouquinho hahaha!
    mas adorei a resenha, me deixou ainda mais instigada para leeer... aaainda mais que vem filme ai né?!
    tenho que me apressar!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  2. Não li este livro ainda, mas tenho visto muitos comentários positivos sobre ele, mas foi sua resenha que me fez ficar interessada, pois mostrou um lado instigante que me agradou.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir