terça-feira, 27 de maio de 2014

[Resenha] Trilogia A Seleção

Fiquei em um dilema danado quando li os dois primeiros livros dessa distopia em janeiro. Faria uma resenha para cada livro, ou esperaria o último ser lançado para fazer a resenha da coleção completa? Bem, segui a segunda alternativa por um simples motivo: preguiça tempo.

Todos os três livros dessa coleção são simples, bonitinhos e algumas vezes irritante - na verdade, irritante mesmo é a protagonista, mas dela e dos outros personagens falaremos mais abaixo.

Li cada um desses livros "numa sentada só". Já ouviram falar de livros que são para ler em um dia? Então, os três livros dessa coleção podem ser facilmente colocados nessa categoria. Então se prepare para três dias intensos de Kiera Cass. A autora escreve muito bem, e sua leitura é tão fluída que quando você termina o livro fica aquele sentimento, peraí, acabou mesmo? Você nem percebe o tempo passar. O bom agora é que o ciclo está fechado, e quem começar a ler pode ter o consolo de não ter de esperar pelo próximo volume.

Não se engane ao ouvir dizer que essa é uma distopia. O que quero dizer é: não se prepare para tiro, porrada e bomba. O samba aqui é outro. Apesar das coisas se passar num mundo não ideal e ter uma intriga com pessoas descontentes com a forma que o novo mundo é formado, bem, no meu ver esses aspectos foram tratados bem superficialmente pela autora. O lance aqui é o triângulo amoroso e a disputa das garotas pela coroa.

Agora vou falar um pouquinho da história e seus personagens, tentando não soltar spoilers. Estou me aperfeiçoando nessa área. Daqui a pouco minhas resenhas serão totalmente spoiler free. Um dia consigo. Prometo não soltar nada grande. Juro. 

América é uma adolescente muito chata. Falo mesmo. Antes de entrar para a disputa, ela é apaixonada por Aspen, um casta 6. Entenda que quanto maior a sua casta, mais pobre você é. Ela uma casta 5, que é a casta artística, tem uma vida um pouco melhor que a do seu amor. Mas ainda sim leva uma vida de privação. Com a seleção, sua família e até o próprio Aspen, a pressionam para tentar a sorte na disputa, pois ela pode elevar a sua posição, e garantir para a família um futuro melhor. Não conseguindo lutar contra a pressão ela se candidata e é selecionada. Chegando ao castelo ela só pensa em comer bem, vestir coisas bonitas e faz amizade com o Maxon, o príncipe, e por quem ela deveria disputar o coração. Com  o tempo a amizade dá lugar a algo maior e ela começa a sentir algo pelo príncipe, que é um charme. Aí o verdadeiro tormento começa, e nosso triângulo amoroso se forma. Quem ficará com América?

Confesso que todo o tempo torci pelo Maxon. Ele é um fofo. E se liga, ele é príncipe. Desde quando histórias de amor entre dois underdogs é interessante? Queremos contos de fadas, principies e plebeias. Apesar de Aspen ser um pãozinho também. Porém, isso sou eu, vocês lendo irão poder escolher para qual time você irá vestir a camisa. Team Maxon, plis. rs

Meu único porém em toda a história foi o final. Sério. Entendi ao ler os dois primeiros livros que aquela coisa de rebeldes era mais uma história de pano de fundo e tudo mais, porém a autora poderia ter esclarecido e pensado melhor nesse ponto. Nas últimas 100 páginas a história ficou meio corrida e muita coisa que eu gostaria que tivesse sido melhor esclarecida ou desenvolvida não foi. Isso me incomodou um pouco. Mas sou um pouco crítica com tudo, então, considerem isso como uma picuinha minha. A coleção inteira vale muito a pena ler. É uma leitura gostosa, para ser intercaladas com leituras mais tensas. Vai fundo. 
Ah, estava quase me esquecendo de falar um detalhe. Além dos três livros da coleção, a autora também publicou contos entre as publicações dos livros. O primeiro, se chama O Príncipe, e o segundo O Guarda, ambos lançados em formato de ebook gratuitos para os fãs da série. Há também o livro, Contos da Seleção - o Príncipe e o Guarda, lançado antes do terceiro livro. Confesso que não li nenhum desses spin-offs, só os livros mesmo. E será lançado outro livro de contos, que se chamará A Rainha. 

Bom, boa leitura. 

 

15 comentários:

  1. Ainda não li o segundo e o terceiro, mas estou bem ansiosa, porque é um livro realmente que é tão leve de se ler que se passa muito rápido!
    Fiz uma resenha sobre a Seleção no meu blog, se quiser conferir: http://misssorrisos.blogspot.com.br/2014/04/a-selecao-kiera-cass.html

    Beijos,
    http://misssorrisos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manuca,
      Vou lá conferir sim, e corre pra ler os outros dois, aposto que vai gostar.
      Beijos

      Excluir
  2. Eu já li os dois primeiros e amei! Senti falta de ser explorado mais o lado social, pois na minha opinião a autora criou um contexto muito interessante: As divisões de castas, as rebeliões. Mas ela não soube explorar o lado social, eu tinha esperanças de que no terceiro visse um pouco mais da sociedade, mas pelo visto não vai ter. Estou ansiosa pra ler A Escolha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayse,
      É esse lado social, o problema, a revolta que precisou ser melhor explicado. Acho que o livro se encaixa mais em romance que em distopia. Mas ainda assim é muito bom.
      Leia logo A Escolha e venha depois me contar o que achou.
      beijos

      Excluir
  3. Eu sempre digo que essa saga é um romance distópico e não uma distopia romântica. Sério, a ordem dos fatores só não altera o produto na matemática, com as palavras, toda alteração faz diferença. Então acredito que Kiera tenha feito um romance adolescente onde o problema social era só um algo mais para tornar tudo interessante.

    Não senti falta da questão social ser explorada, ao contrário da maioria, pois sou rápido e gosto de tudo rápido também rs E também porque comecei lendo o livro só pelo romance, então, a questão social foi só um plus. Quando comprei "a seleção" não fazia ideia do quesito distópico envolvido nele.

    Adorei a resenha, parabéns!!
    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que meu problema foi ler como se fosse realmente uma distopia e não um simples romance. Adorei essa colocação de romance distópico, cabe realmente muito bem nessa trilogia.
      Volte sempre, Thati.
      beijos,
      Sha

      Excluir
  4. amo essa trilogia, seu blog é lindo, seguindo, beijos
    http://blogmaisumlivronaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadinha, Mirian.
      Visitei o seu blog, e comentei lá também.
      beijos,
      Sha

      Excluir
  5. Adorei a resenha e seu blog!
    E estou querendo muito comprar a trilogia!

    http://inmw.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compra mesmo, Paulo, vale muito a pena.
      E depois vem me contar o que achou.
      beijos,
      Sha

      Excluir
  6. Estou ansiosa pela série por causa dos elogias para essa. Tenho o primeiro livro em casa e vou "testar" pra ver se eu gosto! :D
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma oportunidade sim, acho que vi gostar.
      Brigado pela visitinha no blog.
      beijão,
      Sha

      Excluir
  7. Começa hoje hein! foco na leitura pra nós, beijos , seguindo

    blogmaisumlivronaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar, Mirian!
      Força. Foco. Fé.
      beijão
      Sha

      Excluir
  8. eu já li todos os livros e simplesmente amei,vou começara ler os contos em breve,amei esse post.♥♥♥

    ResponderExcluir