domingo, 18 de dezembro de 2016

[Resenha] Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, de John Tiffany & Jack Thorne



Falar desse livro não será uma tarefa fácil, nem gloriosa. Muitas começaram seu amor pela leitura ao se aventurar pela primeira vez no mundo de Harry Potter e seus amigos. No meu caso não foi assim. Não lembro ao certo qual foi o primeiro livro que li... Ler sempre foi parte de mim, desde que eu me lembro que existia um "mim" que sabia ler.
Mas Harry Potter foi um início, o começar do amor e da vontade de escrever e, principalmente, ter coragem de mostrar às outras pessoas. Então, sim, os livros de J.K. Rowling são a causa de eu poder estar aqui, neste blog, escrevendo para vocês. Foi o que me inspirou a criar minhas próprias histórias, mesmo que baseadas nos personagens e mundo criados pela J.K., e muitas outras pessoas. Foram tantas fanfics de Harry Potter que li. 

DRAMIONE IS LOVE AND LIFE!

Harry Potter mudou minha vida e a de muitas outras pessoas que passei a conhecer, então esse livro é uma grande responsabilidade, por isso, e meio injusto/ingrato avalia-lo, mas estamos aqui pra isso.

Comecei o livro com muitas expectativas e receios, estranhando/reconhecendo a forma de como o livro foi escrito. Já havia lido algumas peças, a maior parte de Shakespeare, mas ler Harry Potter neste formato foi como ler mais uma fanfic, muito bem escrita - admito, na Floreios&Borrões.

O livro é bom, a história é boa. Mas sei lá, pode ter sido a limitação do formato, ou escolha própria dos autores, mas não consegui me ver transportada totalmente pro mundo mágico de Harry Potter. A falta de descrição - acho que porque há na peça o apelo visual que não dá pra transportar para as folhas do livro-,  matou a ambientação e também a aventura.

Achei meio chatinho também os filhos dos meus personagens mais queridos da literatura. Alvo é um chato, o draminha dele é meio blééé. A filha da Hermione e Rony chatinha também. O filho do Draco é o único da geração que dá pra suportar. Aliás, achei os personagens meio perdidos, não parecia tão eles como esperava. Não é como se tivessem evoluído ou coisa do tipo. Não são apenas eles - são versões, de longe do que me lembrava e amava.



CUIDADO O QUE VEM ABAIXO PODE SER CONSIDERADO UM SPOILER POR ALGUNS. NÃO ACHO QUE SEJA, MAS AVISEI ENTÃO ESTÃO POR SUA CONTA E RISCO!!!

  
O livro foi lançado há uns meses, então apesar de ter corrido de todos os spoilers que pude, cá e lá ouvi vários comentários e opiniões. Uma das mais fortes e marcantes que li mais de uma vez foi de que não tiveram coragem de assumir um romance de Alvo e Escórpio. Sobre isso não sei bem o que opinar. Apesar do livro ser focado nesses dois personagens, fora o draminha que dá o arco para a história, não tem como você montar um cenário certo. Pode ser simples amizade de crianças, ou algo mais, mas consigo enxergar o quase romance ou insinuação de um que o texto trás. Entretanto, a rapidez com que tudo acontece no livro, a superficialidade como os personagens são tratados, não consegui ter uma opinião firme.

Harry Potter e a Criança Amaldiçoada é um bom livro. É um gostinho novo para os apaixonados por Harry Potter. Mas não é HP. Não espere isso. É uma história legal, uma fanfic divertida. Não sei se essa resenha minha foi justa, acho que foquei muito nos pontos negativos, mas não pude deixar de fazer, o que pode ser injusto - ou não, uma vez que apesar de deixar claro que é um roteiro de uma peça, foi vendido como o oitavo livro de Harry Potter.
Bom, mas foi uma viagem a um universo paralelo do que pode ter sido a vida de nossos amigos favoritos. Recomendo aos fãs. Vão com cautela, sem expectativas, apenas aproveitem.




Ficha Técnica
Nome Original: Harry Potter And the Cursed Child
Autora: John Tiffany & Jack Thorne
ISBN: 9878532530424
Páginas:343
Editora: Rocco


Nenhum comentário:

Postar um comentário