quarta-feira, 18 de junho de 2014

[Dicas] Quer se aventurar nas compras de livros online? Olhe as dicas


Há  muitas verdades inquestionáveis no mundo. Mãe sempre tem razão. A meteorologia quase sempre erra. Comprar livros na internet é mais barato que em lojas físicas. 

Livros na internet são quase sempre mais baratos nas lojas físicas por algumas razões. Uma livraria física gasta mais com aluguel de um local, empregados e por aí vai. Então gastos maiores preço elevado do produto. É bem simples.

Vamos começar então a comprar pela internet? 

Uma dica de ouro: antes de comprar qualquer livro (na verdade, uso quando quero comprar qualquer coisa na internet, não só livros) entre no buscape e busque pelo livro que quer.  Por que? Existe dois motivos. 
1. O buscape pega várias lojas que possui o seu produto e seleciona os valores maiores e menores. Você então pode ver em que loja o produto que você quer está mais barato. Mas fique de olho e só considere lojas conhecidas, ou com ebit (forma de classificação/recomendação da loja) excelente. Para investigar a reputação de uma loja, você pode entrar em um site chamado reclame aqui. Aí você verá como os clientes classificam a reputação da loja. Fuja de lojas desconhecidas e com reputação baixa.
2. Muitas lojas como a submarino, saraiva, fnac, americanas, e outras tem uma filiação com esse site, e você utilizando o link do buscapé você pode ganhar descontos nos livros. Um desconto fixo é o da saraiva, no qual você ganha 15% de desconto só de entrar pelo link do buscapé. Outro exemplo é na Fnac, um livro que eu queria estava 62 reais, mas usando o buscape o livro foi para 40,00, e o outro deu um desconto de 5 reais. Qualquer desconto sempre é bem vindo. 


Quais lojas são confiáveis? 

Sempre comprei pela internet e se não fosse por ela não teria nem a metade da minha coleção. Isso é um fato. Vou listar as lojas que já comprei e nunca tive problemas. 

Submarino / Americanas / ShoptimeUma dica de ouro: monitore sempre que puder os livros que quer nesses sites. De uma semana para outra há diferenças enormes de preço. E volta e meia esses dois sites, que são da mesma empresa, a B2W, tem o Dia do Livro em que vários títulos entram com super descontos. O que gosto mais de comprar são as coleções, quase sempre estão mais baratas que em qualquer outro lugar. Ponto não tão favorável: Frete é caríssimo. Se você não é de RJ ou SP vai amargar um pouco no frete. Já cheguei a pagar 20 reais de frete em uma coleção. Se o livro não tiver muito barato mesmo, as vezes não compensa por conta do frete.

Saraiva: Volta e meia tem livros com preços muito bacanas, mas em geral os livros daqui possuem um valor mais elevado. O cupom de desconto fixo, e que sempre funciona, do buscapé ajuda muito. Uma das coisas que mais me compele a comprar lá são as promoções, esse desconto e o frete que aqui pro ES é gratuito depois de 69 reais. Mesmo quando compro por um valor menor, não pago frete, pois a empresa é super bacana e você pode mandar sua compra para a loja física da saraiva mais próxima e não pagar frete.

Casas Bahia / Ponto Frio / Extra:   Normalmente, se as outras lojas não estão em promoção você conseguirá comprar livros por um preço mais baixo nessas lojas. E o melhor, o frete é bem baratinho, pra mim sai 0,99 ou 1,99 por livro ou coleção. Vale sempre a pena dar uma olhadinha nesses dois sites. Ah, e normalmente eles tem valores similares.

Fnac: O site sempre está com alguma boa promoção. Então sempre fique de olho. E o frete também é gratuito, para várias localidades, em compras acima de 69,00 reais.

Livraria Cultura: Ainda não comprei esse site, mas sempre ouvi falar que é bem confiável. E ando notando que há sempre boas promoções e o frete para algumas localidades, como o ES é gratuito. Tô passando a monitorar esse site também.


Quando comprar?

Não há uma data específica para comprar livros em promoção. Os sites são bem voláteis com o preço e geralmente as promoções entram de surpresa. Em datas comemorativas como dia do livro, e essas coisas sempre tem promoção garantida. Mas acho que a data que a maioria espera é o Black Friday que acontece bem no finalzinho de novembro. As promos não são muitas, mas as que tem são muito boas mesmo, é bom ficar de olho nessa data, e não dormir de madrugada, pois os sites normalmente ficam congestionados, e fica complicado comprar, as madrugadas são mais calmas.



Acho que é isso. Dúvidas, sugestões e outras dicas, fiquem à vontade de dar lá nos comentários. 
Beijão, galera, comprem bastante.

12 comentários:

  1. Eu não sabia sobre essa de entrar pelo buscapé, acredita? Vou começar a fazer isso agora kkk
    Quanto as lojas citadas, eu já comprei em algumas delas, mas agora só compro no submarino, pois é mais barato, sempre está com promoções ótimas e o frete para a minha cidade é bem baratinho, além de vir bem rápido. A saraiva eu já comprei lá, mas os livros são mais caros, alguns eu encontro pela metade do preço no sub, por essa razão dificilmente compro na saraiva.
    A Livraria Cultura eu nunca comprei, mas dizem ser bem confiável mesmo, a Fnac eu já visitei o site, mas achei os livros meio carinhos também, como sou apenas estudante não posso ficar me dando o luxo de comprar livros caros, tenho que ir atrás de promoções, afinal, minha mãe que paga kkkkkkk
    Enfim, gostei bastante do post, acredito que ele ajudaria muitas pessoas que ainda não compram pela internet e tals.

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Lari.
      Buscapé é uma salvação nos descontos. Sério.
      Espero que ajude muito as pessoas, fiz esse guia pra uma amiga que não compra muito livro, por isso, quando compra usa sempre as lojas físicas. Mas como ela quer economizar e comprar mais me pediu umas dicas, aí resolvi matar dois coelhos e fiz um post pro blog.
      beijão,
      Sha.

      Excluir
  2. Oii!
    Não sabia desse desconto da Buscapé! Vou ficar sempre de olho!
    A Amazon também é maravilhosa quando se trata em confiabilidade, se nao tiver problema em ler em inglês. Digo o mesmo da BookDepository, que tem a vantagem que o frete está incluso no preço do livro então sem surpresas! :)
    A livraria cultura é ótima, mas volte e meia eles vendem um livro e não tem no estoque e demoram 1 a 2 meses para avisar! (Depende do título claro).
    Adorei as dicas! :)

    Um beeijo Lara
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara,
      Leio em inglês, normalmente os clássicos que já estão em domínio público e baixo de gratis na amazon, ou compro no sub e na saraiva. Ainda não me arrisquei comprar livros físicos lá de fora, mas pretendo. Vou pedir ajuda, hein, se tiver dúvida.
      beijão.
      Sha

      Excluir
  3. Olá adorei as dicas q vc deu!
    Muita gente n usa o buscape... Eu uso em todas as compras.. Facilita muito minha vida!
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, buscape é vida. Acho que todos tem de usar essa ferramenta.
      Valeu pela visita, volte sempre!
      beijão
      Sha.

      Excluir
  4. Comprar pela internet é muito bom, mas tem que saber pesquisar direitinho.
    Gostei seu blog, seguindo vc, venha conhecer meu blog
    http://www.penteadeiradasloucas.com.br/2014/06/ao-homem-que-nunca-vi.html
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada pela visitinha Claudia.
      Indo lá visitar seu blog.
      beijos
      Sha

      Excluir
  5. Isso porque eu disse hoje: preciso comprar livros... aí eu venho e leio tudo isso *---*
    meu bolso não aguenta não hahahaha
    claqueterosa.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas compras Nathalia. Comprar livros é bom demais.
      volte sempre aqui.
      beijão,
      Sha

      Excluir
  6. Oi Flor,
    Adorei as dicas, eu sempre entro no buscapé....=D.....boas leituras e boas compras......beijokas elis!!!

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir